Implementação

Sabores Ajinomoto

Sabores Ajinomoto

Sabores
Ajinomoto

O Portal Sabores Ajinomoto é um dos maiores portais de receitas do Brasil recebendo um alto volume de acesso todos os dias e ajudando milhares de pessoas comuns a se tornarem incríveis “Chefs” no seu dia a dia, com receitas diversas, para todos os gostos e níveis de habilidade.

Além disso, o portal de Sabores é uma peça fundamental na estratégia global da empresa, apresentando as marcas que estão no guarda-chuva, gerando tráfego para todas as lojas disponibilizadas ao público e um grande captador de contatos para que se inicie um relacionamento mais direto da empresa com o público

O Portal Sabores Ajinomoto é um dos maiores portais de receitas do Brasil recebendo um alto volume de acesso todos os dias e ajudando milhares de pessoas comuns a se tornarem incríveis “Chefs” no seu dia a dia, com receitas diversas, para todos os gostos e níveis de habilidade.

Além disso, o portal de Sabores é uma peça fundamental na estratégia global da empresa, apresentando as marcas que estão no guarda-chuva, gerando tráfego para todas as lojas disponibilizadas ao público e um grande captador de contatos para que se inicie um relacionamento mais direto da empresa com o público

Objetivo

Objetivo

Objetivo

Melhorar a experiência do usuário, facilitando a navegação e permitindo que ele encontre, com menos cliques e em menos tempo, a receita ideal para o seu momento especial.

Melhorar a experiência do usuário, facilitando a navegação e permitindo que ele encontre, com menos cliques e em menos tempo, a receita ideal para o seu momento especial.

O Desafio

O Desafio

O Desafio

Para melhorar a experiência e posicionar o portal entre os preferidos, realizamos uma série de melhorias essenciais. Entre elas, trocamos a tecnologia utilizada, desenvolvemos um painel de gerenciamento de conteúdos mais personalizado e autônomo para a equipe, e automatizamos processos de atualização de receitas e imagens, garantindo que o conteúdo esteja sempre atualizado.



Além disso, integramos novas ferramentas externas para otimizar a experiência do usuário, criamos funcionalidades inéditas, reformulamos o sistema de busca para torná-lo mais eficiente e aprimoramos a capacidade de ranqueamento nos mecanismos de busca. Por fim, alinhamos o portal à nova identidade visual, completando esse extenso processo de transformação.

Para melhorar a experiência e posicionar o portal entre os preferidos, realizamos uma série de melhorias essenciais. Entre elas, trocamos a tecnologia utilizada, desenvolvemos um painel de gerenciamento de conteúdos mais personalizado e autônomo para a equipe, e automatizamos processos de atualização de receitas e imagens, garantindo que o conteúdo esteja sempre atualizado.



Além disso, integramos novas ferramentas externas para otimizar a experiência do usuário, criamos funcionalidades inéditas, reformulamos o sistema de busca para torná-lo mais eficiente e aprimoramos a capacidade de ranqueamento nos mecanismos de busca. Por fim, alinhamos o portal à nova identidade visual, completando esse extenso processo de transformação.

O Processo

O Processo

O Processo

Para que o portal pudesse ser um sucesso, era necessário atenção a diversos pontos e áreas que precisavam trabalhar em paralelo e se conversarem para que o objetivo fosse alcançado e os desafios todos vencidos, sendo assim:

Para que o portal pudesse ser um sucesso, era necessário atenção a diversos pontos e áreas que precisavam trabalhar em paralelo e se conversarem para que o objetivo fosse alcançado e os desafios todos vencidos, sendo assim:

Research

UX

Iniciou-se então duas frentes de trabalho, a primeira guiada pelo time de UX (user experience) para captar informações e entender com profundidade o universo e viver a realidade de alguém que procura receitas, (nunca foram feitas tantas receitas na Nerau como nesse período), essa frente iniciou um processo de captação de informações, utilizando diversas ferramentas, levantando dados como mapa de calor, mapa de cliques, taxa de visualização de sessão na rolagem, construção de relatórios de análises de números captados pelo GA e outra ferramentas.

Além disso, parte da equipe de dados vai mapeando os principais pontos de desempenho e de SEO, marcando títulos, ranqueamento e pré-requisitos para que a mudança tenha um efeito positivo nos mecanismos de busca.

Iniciou-se então duas frentes de trabalho, a primeira guiada pelo time de UX (user experience) para captar informações e entender com profundidade o universo e viver a realidade de alguém que procura receitas, (nunca foram feitas tantas receitas na Nerau como nesse período), essa frente iniciou um processo de captação de informações, utilizando diversas ferramentas, levantando dados como mapa de calor, mapa de cliques, taxa de visualização de sessão na rolagem, construção de relatórios de análises de números captados pelo GA e outra ferramentas.

Além disso, parte da equipe de dados vai mapeando os principais pontos de desempenho e de SEO, marcando títulos, ranqueamento e pré-requisitos para que a mudança tenha um efeito positivo nos mecanismos de busca.

Banco de Dados e Integrações

Em paralelo ao mergulho na experiência do usuário, o time de desenvolvimento pulou de cabeça na estrutura atual do banco de dados, para mapear completamente como estava a estruturação dos dados, identificar oportunidades de melhorias e considerando possíveis novas funcionalidades que seriam inseridas ao portal durante o projeto que seriam demandadas informações vindas do Banco de dados.

As integrações já haviam sido mapeadas, então começamos o processo de conversar com as empresas envolvidas e já ir encaminhando ao máximo as dúvidas e pré-requisitos para o funcionamento no novo portal

Em paralelo ao mergulho na experiência do usuário, o time de desenvolvimento pulou de cabeça na estrutura atual do banco de dados, para mapear completamente como estava a estruturação dos dados, identificar oportunidades de melhorias e considerando possíveis novas funcionalidades que seriam inseridas ao portal durante o projeto que seriam demandadas informações vindas do Banco de dados.

As integrações já haviam sido mapeadas, então começamos o processo de conversar com as empresas envolvidas e já ir encaminhando ao máximo as dúvidas e pré-requisitos para o funcionamento no novo portal

Pesquisa

Hora de ouvir os usuários do portal e também pessoas que tem o costume de pesquisar receitas na internet, saber como fazem, o que valorizam, o que gostam, quais desafios encontram hoje. Para isso, desenvolvemos em parceria com o time de Ajinomoto responsável pelo projeto duas pesquisas:

Hora de ouvir os usuários do portal e também pessoas que tem o costume de pesquisar receitas na internet, saber como fazem, o que valorizam, o que gostam, quais desafios encontram hoje. Para isso, desenvolvemos em parceria com o time de Ajinomoto responsável pelo projeto duas pesquisas:

  • 1ª Pesquisa Quantitativa: Desenvolvemos um questionário composto por perguntas fechadas e disparamos para uma base selecionada, os dados foram tabulados e todos os insights foram enviados para o time que na sequência desenharia toda a estrutura das páginas.

  • 1ª Pesquisa Quantitativa: Desenvolvemos um questionário composto por perguntas fechadas e disparamos para uma base selecionada, os dados foram tabulados e todos os insights foram enviados para o time que na sequência desenharia toda a estrutura das páginas.

  • 2ª Pesquisa Qualitativa: Nesta pesquisa, foram agendadas conversar (chamadas de vídeo) para conversar, fazer perguntas, mas principalmente ouvi-los e entender quais são os desafios, descontentamentos e também  também pontos positivos a serem realçados.


Ao passarmos por essas duas fases, foi possível encaixarmos as últimas peças que faltavam para o quebra-cabeça do mapa do cenário atual do mercado e de Sabores, para então colocarmos a “mão na massa”.

  • 2ª Pesquisa Qualitativa: Nesta pesquisa, foram agendadas conversar (chamadas de vídeo) para conversar, fazer perguntas, mas principalmente ouvi-los e entender quais são os desafios, descontentamentos e também  também pontos positivos a serem realçados.


Ao passarmos por essas duas fases, foi possível encaixarmos as últimas peças que faltavam para o quebra-cabeça do mapa do cenário atual do mercado e de Sabores, para então colocarmos a “mão na massa”.

User Experience (UX)

Agora é com o time design, hora de pegar todas as informações, estudar, entender para então tudo o que era dados e possibilidades, ser transformado em uma estrutura, ainda tudo preto, branco e cinza, mas com uma história sendo contada em cada uma das sessões escolhidas e meticulosamente colocadas em uma sequência lógica e intuitiva para proporcionar ao usuário a melhor experiência, personalizada atendendo a todos os pré-requisitos apresentados nas pesquisas e levantamento de dados.

Agora é com o time design, hora de pegar todas as informações, estudar, entender para então tudo o que era dados e possibilidades, ser transformado em uma estrutura, ainda tudo preto, branco e cinza, mas com uma história sendo contada em cada uma das sessões escolhidas e meticulosamente colocadas em uma sequência lógica e intuitiva para proporcionar ao usuário a melhor experiência, personalizada atendendo a todos os pré-requisitos apresentados nas pesquisas e levantamento de dados.

User Interface (UI)

Depois das sessões, os botões, caminhos para se chegar nos objetivos, ou seja, toda a experiência do usuário estar definida, chegamos na parte mais aparente e bonita, a fase do design da interface. O time de design que já havia recebido previamente todo o material de branding da marca e em um mergulho incrível no universo das cores, a plataforma ganha vida, fontes são escolhidas, paletas de cores, formato de botões, fotos, desenhos e tudo que compõe a parte visível pelo usuário.

Depois das sessões, os botões, caminhos para se chegar nos objetivos, ou seja, toda a experiência do usuário estar definida, chegamos na parte mais aparente e bonita, a fase do design da interface. O time de design que já havia recebido previamente todo o material de branding da marca e em um mergulho incrível no universo das cores, a plataforma ganha vida, fontes são escolhidas, paletas de cores, formato de botões, fotos, desenhos e tudo que compõe a parte visível pelo usuário.

Desenvolvimento

Como os protótipos criados tanto na versão desk como mobile e aprovados, chegamos a fase dos códigos. Todo o desenvolvimento é feito fielmente aos desenhos que foram feitos, levando em consideração todos os aspectos estudados e aplicados pelos times das fases anteriores, sempre visando um melhor desempenho.

Um dos pré-requisitos desse projeto era autonomia na hora que acrescentar, editar ou retirar receitas e também na forma de editar os textos e imagens, como as imagens de campanhas, com chamadas e destinos de clique específicos, tudo foi levado em consideração, o painel foi configurado e preparado para que de uma forma simples e prática seja possível essas atualizações acontecerem.

Em paralelo, o front estava sendo desenvolvido, pouco a pouco o porta de receitas estava ganhando vida, uma preocupação extrema com a versão mobile devido a grande maioria esmagadora de usuários acessando pelos dispositivos móveis.

Como os protótipos criados tanto na versão desk como mobile e aprovados, chegamos a fase dos códigos. Todo o desenvolvimento é feito fielmente aos desenhos que foram feitos, levando em consideração todos os aspectos estudados e aplicados pelos times das fases anteriores, sempre visando um melhor desempenho.

Um dos pré-requisitos desse projeto era autonomia na hora que acrescentar, editar ou retirar receitas e também na forma de editar os textos e imagens, como as imagens de campanhas, com chamadas e destinos de clique específicos, tudo foi levado em consideração, o painel foi configurado e preparado para que de uma forma simples e prática seja possível essas atualizações acontecerem.

Em paralelo, o front estava sendo desenvolvido, pouco a pouco o porta de receitas estava ganhando vida, uma preocupação extrema com a versão mobile devido a grande maioria esmagadora de usuários acessando pelos dispositivos móveis.

Integrações:

Com a utilização de algumas ferramentas externas, que foram estudadas uma a uma durante os processos anteriores e selecionadas para acrescentarem ainda mais a esse projeto, foi necessário demandar um grande tempo de alinhamento com os times técnicos e então as integrações foram sendo realizadas, ferramenta de otimização de busca, recomendação de pesquisa, avaliação das receitas,  captação de leads, relacionamento com o consumidor, entre outras.

Com a utilização de algumas ferramentas externas, que foram estudadas uma a uma durante os processos anteriores e selecionadas para acrescentarem ainda mais a esse projeto, foi necessário demandar um grande tempo de alinhamento com os times técnicos e então as integrações foram sendo realizadas, ferramenta de otimização de busca, recomendação de pesquisa, avaliação das receitas,  captação de leads, relacionamento com o consumidor, entre outras.

Go Live

Go Live

Go Live

Tudo pronto e executado, é hora de colocar para rodar! O Go live marca o lançamento do site para o público, fazendo a troca do site atual para o novo. 

Seguimos monitorando o desempenho e festejando o novo e incrível portal de receitas, que oferece uma experiência diferenciada, transformando o dia a dia em ocasiões especiais e pessoas comuns em grande “Chefe de cozinha”.

Tudo pronto e executado, é hora de colocar para rodar! O Go live marca o lançamento do site para o público, fazendo a troca do site atual para o novo. 

Seguimos monitorando o desempenho e festejando o novo e incrível portal de receitas, que oferece uma experiência diferenciada, transformando o dia a dia em ocasiões especiais e pessoas comuns em grande “Chefe de cozinha”.

Resultados alcançados de imediato

Resultados alcançados de imediato

Com o golive, temos uma nova fase do portal e consequentemente novos números que precisam ser analisados para então comprovarmos as melhorias e avanços da nova estrutura.



Antes e depois:

Com o golive, temos uma nova fase do portal e consequentemente novos números que precisam ser analisados para então comprovarmos as melhorias e avanços da nova estrutura.

Com o golive, temos uma nova fase do portal e consequentemente novos números que precisam ser analisados para então comprovarmos as melhorias e avanços da nova estrutura.



Antes e depois:

Antes e depois:

Antes do site ir para o ar, foram levantadas algumas informações como ponto de partida, sendo elas posição no google e desempenho medido pelo pagespeed para desk e mobile.

Antes do site ir para o ar, foram levantadas algumas informações como ponto de partida, sendo elas posição no google e desempenho medido pelo pagespeed para desk e mobile.

Medições posteriores:

Foram realizadas novas medições em 19/12/24 e 07/01/25, mostrando avanços significativos.

Resultados de busca (Google):

O portal passou a aparecer em 1º lugar na aba "Receitas", com destaque visual, ganhando maior relevância nas buscas.

O portal passou a aparecer em 1º lugar na aba "Receitas", com destaque visual, ganhando maior relevância nas buscas.

Desempenho técnico (PageSpeed):

Desempenho técnico (PageSpeed):

Desktop:

  • Evolução de 35 → 100 pontos

  • Atingiu nota máxima

  • Evolução de 35 → 100 pontos

  • Atingiu nota máxima

Mobile:

  • Evolução de 65 → 100 pontos

  • Atingiu nota máxima

  • Evolução de 65 → 100 pontos

  • Atingiu nota máxima

Conclusão

Conclusão

Com isso podemos ver o grande sucesso de desempenho do novo portal que já tem se mostrar preparado para ganhar o topo e ajudar a muitos usuários a se tornarem grande cozinheiros e chef de cozinha por onde andarem.

Com isso podemos ver o grande sucesso de desempenho do novo portal que já tem se mostrar preparado para ganhar o topo e ajudar a muitos usuários a se tornarem grande cozinheiros e chef de cozinha por onde andarem.

  • Sicredi Dexis
  • Central Ar
  • Checklistfácil
  • Citroen
  • Casa do Produtor
  • Romangnole
  • Peugeot
  • Nissan
  • Wine
  • CBN
  • Alutal
  • AbraCasa
  • AbraCadabra
  • Oscar
  • Tudo de Bicho
  • Surya
  • Só Marcas
  • Via Tolentino
  • Henry Schein
  • Giuliana Flores
  • Indiana
  • Movidesk
  • Supermercados Cidade Canção
  • Mercos
  • Sicredi Dexis
  • Central Ar
  • Checklistfácil
  • Citroen
  • Casa do Produtor
  • Romangnole
  • Peugeot
  • Nissan
  • Wine
  • CBN
  • Alutal
  • AbraCasa
  • AbraCadabra
  • Oscar
  • Tudo de Bicho
  • Surya
  • Só Marcas
  • Via Tolentino
  • Henry Schein
  • Giuliana Flores
  • Indiana
  • Movidesk
  • Supermercados Cidade Canção
  • Mercos
  • Sicredi Dexis
  • Central Ar
  • Checklistfácil
  • Citroen
  • Casa do Produtor
  • Romangnole
  • Peugeot
  • Nissan
  • Wine
  • CBN
  • Alutal
  • AbraCasa
  • AbraCadabra
  • Oscar
  • Tudo de Bicho
  • Surya
  • Só Marcas
  • Via Tolentino
  • Henry Schein
  • Giuliana Flores
  • Indiana
  • Movidesk
  • Supermercados Cidade Canção
  • Mercos

Quer saber como a Nerau pode te ajudar?
entre em contato com o nosso time:

Quer saber como a Nerau pode te ajudar?
entre em contato com o nosso time:

Quer saber como a Nerau pode te ajudar?
entre em contato com o nosso time: